A-viagem-das-Carrancas

A viagem das Carrancas

Art

“As viagem das carrancas são esculturas colocadas na proa dos barcos, geralmente representando um animal real ou imaginário”

Explica Lorenzo Mammi, curador da mostra A Viagem das Carrancas, que esteve em cartaz na Pinacoteca do Estado, em São Paulo, e conta com fotos de Pierre Verger e Marcel Gautherot.

Mestre Afrânio, natural de Barreiras, na Bahia, foi o primeiro escultor conhecido de carrancas, e Mestre Guarany (1882-1985) foi o mais conhecido e respeitado.

 

“Desde o início, as carrancas de Mestre Guarany notabilizam-se pelos traços grotescos, que se tornaram uma característica recorrente do gênero. No entanto, muitas das figuras de proa mais antigas, de autoria desconhecida, são bastante realistas. É o caso de uma série de cabeças de leão, de contornos quase clássicos, e da maioria cavalinhos, destinados geralmente a embarcações menores”, completa Mammi.

 “Carrancas are sculptures placed in the bow of the boat, usually representing a real animal or imaginary,” said Lorenzo Mammi, curator of the exhibition The Journey of Carrancas, at Pinacoteca do Estado, São Paulo, and photos by Pierre Verger and Marcel Gautherot.

Deixe seu Comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *